quarta-feira, 2 de maio de 2012

Mês Mariano - como rezar o terço?




Este mês é o mês mariano, o mês dedicado a mãe de Deus, nossa mãe Maria, aquela que nos ensinou a ser humilde e obediente. Peçamos a Deus que possamos ser como Nossa Senhora. E em Sua homenagem ensinaremos como rezar o rosário.


A palavra Rosário significa ‘Coroa de Rosas’. A Virgem Maria revelou a muitas pessoas que cada vez que rezam uma Ave Maria lhe é entregue uma rosa e por cada Rosário completo lhe é entregue uma coroa de rosas. A rosa é a rainha das flores, sendo assim o Rosário a rosa de todas as devoções e, portanto, a mais importante.
O Santo Rosário é considerado a oração perfeita porque junto com ele está a majestosa história de nossa salvação. Com o rosário, meditamos os mistérios de gozo, de dor e de glória de Jesus e Maria. É uma oração simples, humilde como Maria.




Como rezar o Rosário

1. Segurando o Crucifixo, fazer o Sinal da Cruz e em seguida rezar o Credo.
2. Na primeira conta grande, recitar um Pai Nosso.
3. Em cada uma das três contas pequenas, recitar um Ave Maria.
4. Recitar um Glória antes da seguinte conta grande.
5. Anunciar o primeiro Mistério do Rosário do dia e recitar um Pai Nosso na seguinte conta grande.
6. Em cada uma das dez seguintes contas pequenas (uma dezena) recitar um Ave Maria enquanto se faz uma reflexão sobre o mistério.
7. Recitar um Glória depois das dez Ave Marias. Também se pode rezar a oração de Fátima.
8. Cada uma das seguintes dezenas é recitada da mesma forma: anunciando o correspondente mistério, recitando um Pai Nosso, dez Ave Marias e um Glória enquanto se medita o mistério.
9. Ao se terminar o quinto mistério o Rosário costuma ser concluído com a oração da Salve Rainha.


Orações do Santo Rosário – O Terço

Sinal da cruz
Em nome do Pai do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Oferecimento do Terço 
Divino Jesus, nós Vos oferecemos este terço que vamos rezar, meditando nos mistérios da Vossa Redenção. Concedei-nos, por intercessão da Virgem Maria, Mãe de Deus e nossa Mãe, as virtudes que nos são necessárias para bem rezá-lo e a graça de ganharmos as indulgências desta santa devoção.

Creio
Ceio em Deus Pai todo-poderoso, criador do céu e da terra; e em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor; que foi concebido pelo poder do Espírito Santo; nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado. Desceu à mansão dos mortos; ressuscitou ao terceiro dia; subiu aos céus, está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e os mortos; creio no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica, na comunhão dos Santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna. Amém.

Pai-Nosso  
Pai-Nosso que estais nos céus, santificado seja vosso nome, venha a nós o vosso reino, seja feita a vossa vontade assim na terra como no céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje, perdoai-nos as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal. Amém.

Ave Maria
Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres, e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amém.

Glória ao Pai
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém

Jaculatória ( para rezar após o glória)
Óh! meu Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno. Levai as almas todas para o céu e socorrei principalmente as que mais precisarem.

Mistérios do terço

Mistérios gozozos (segundas e sábados)

I mistério - Contemplamos a anunciação do Arcanjo São Gabriel a N. Senhora. (Lc 1, 26-38).
"Entrando onde Maria Santíssima estava, o Arcanjo anunciou: Ave Maria, cheia de graça o senhor é contigo."

II mistério - contemplamos a visitação de N. Senhora à sua prima Isabel (Lc 1, 39-56)
"Logo que Isabel ouviu a saudação de Maria, o menino se agitou em seu ventre e Isabel ficou cheia do Espírito Santo e exclamou em alta voz: bendita és tu entre as mulheres e bendito é o teu fruto de Teu ventre."

III mistério - contemplamos o nascimento do Menino Jesus no Templo  (Lc 2, 22-38)
"Maria deu a luz a seu Filho primogênito, envolveu-o em faixas  e O reclinou em sua manjedoura porque não havia lugar para eles na hospedaria."

IV mistério - contemplamps a apresentação do Menino Jesus no Templo (Lc 2, 22-38)
"José e Maria levavam o Menino Jesus a Jesus a Jesrusalém para o apresentarem ao Senhor em obediência ao que está escrito na lei: "Todo primogênito masculino será consagrado ao Senhor'".

V mistério - conteplamos o encontro de Jesus no Templo entre os doutores da Lei (Lc 2, 41-50)
"Depois de três dias O encontraram no Templo sentado entre os doutores, ouvindo-os e interrogando-os. Todos os que O ouviram estavam maravilhados de sua sabedoria e de suas respostas."

Mistérios Luminosos (quintas-feiras)

I mistério - contemplamos o Batismo do Senhor Jesus no Rio Jordão (Mt 3,13-17)
"Chega Jesus, vindo da Galiléia ao Jordão, junto a João, para se batizar por ele."

II mistério - contemplamos o primeiro milagre  nas Bodas de Caná (Jo 2, 1-22)
"Sua Mãe disse aos que seriviam: 'Fazei tudo o que Ele vos disser'".

III mistério - contemplamos o anúncio do reino de Deus e o convite a conversão (Mc 1, 15; Mc 2, 3-13; Lc 7, 47-48; Jo 20, 22-33)
"A partir de então, Jesus começou a proclamar: 'convertei-vos: o Reino do Céu aproximou-se.'"

IV mistério - contemplamos a transfiguração do Senhor Jesus no Monte Tabor. (Lc 9,35)
"Seu rosto mudou e sua roupa se tornou de uma brancura fulgurante. E uma voz se fez ouvir do Céu: Este é o meu Filho bem amado. Ouviu-o"!

V mistério - contemplamos a instituição da Santíssima Eucaristia (Jo 13,1)
"Ele se pôs à mesa e os apóstolos com Ele. E depois de ter pronunciado a bênção, disse: 'Tomai, isto é meu corpo.' A seguir tomou o cálice e depois de ter dao graças, disse: 'isto é o meu sangue, o sangue da Aliança, derramado por muitos, para a remissão dos pecados'".

Mistérios dolorosos (terças e sextas-feiras)

I mistério - contemplamos a agonia de Jesus no Horto das Oliveiras (Lc 22, 39-46)
"Ao pensar em tanta dor qu e haveria de sofrer, pediu ao Pai que, se fosse possível, afastasse d'Ele aquele cálice, mas que se cumprisse a Sua vontade. Com tanta dor Cristo orou, que suou sangue, com gosto que escorriam até o solo".

II mistério - contemplamos a sangrenta flagelação do  Nosso Senhor Jesus Cristo (Mt 27, 26)
"Pilatos tomou então a Jesus e mandou açoitá-lo. Jesus foi amarrado a uma coluna, chicoteado e dilacerado pelos soldados romanos que quase o mataram."

III mistério - contemplamos a coroação de espinhos (Ml 27, 27-32) 
"Despiram-No e vestiram-Lhe um manto cor púrpura. Colocaram sobre sua cabeça uma coroa de espinhos, fazendo-O segurar um caniço com a mão direita".

IV mistério - contemplamos a subida dolorosa ao Calvário (Lc 23, 26-46)
"Entregaram a cruz a Jesus. Ele a colocou nos ombros, saiu da cidade e caminhou para o calvário".

V mistério - contemplamos a crucificação e morte de Jesus (Lc 23, 33-46)
"Gritando em voz forte, Jesus exclamou : 'Pai, em vossas mãos entrego o meu espírito'. Dizendo isto expirou".

Mistérios Gloriosos (domingos e quintas-feiras)

I mistério - contemplamos a ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo (Lc 24)
" Disse um Anjo: 'Não vos amedronteis. Procurais a Jesus de Nazaré, que foi crucificado. Mas, já ressucitou. Não está aqui. Vede o lugar onde O colocaram'".

II mistério - contemplamos a ascensão admirável de Jesus Cristo ao Céu (Lo 24, 51-52)
"Depois de assim lhes ter falado o Senhor Jesus. Elevou-se ao Céu, onde está sentado à direita de Deus Pai. Onde vive e reina para sempre".

III mistério -  contemplamos  a vinda do Espírito Santo sobre a Virgem e os Apóstolos. (At 2, 1-13)
"Ficaram todos cheio do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, segundo o Espírito Santo lhes concedia que se exprimissem".

IV mistério - contemplamos a assunsão de Nossa Senhora ao Céu (Lg 59)
"Grande e maravilhoso sinal apareceu no céu: Uma mulher com o sol a servi-lhe de manto. Com a lua debaixo dos pés, e uma coroa de doze estrelas a cingir-lhe a cabeça".

V mistério - contemplamos a coroação de Nossa Senhora como rainha do Céu e da Terra. (Ap 12, 1)
"Tu és o orgulho de Jerusalém, a glória insigne de Israel. A grande alegria de nossa nação. Prestaste um grande serviço a Israel, e o Sehor se conprazeu nele, sê eternamente bendita pelo Senhor Onipotente."
Orações finais

Agradecimento do Terço
Infinitas graças vos damos, Soberana Rainha, pelos benefícios que todos os dias recebemos de vossas mãos liberais. Dignai-vos agora e para sempre tomar-nos debaixo de vosso poderoso amparo e para mais nos obrigar vos saudamos com uma Salve Rainha.

Salve Rainha
Salve, Rainha, Mãe de misericórdia, vida, doçura e esperança nossa, salve! A vós bradamos os degredados filhos de Eva. A vós suspiramos, gemendo e chorando neste vale de lágrimas. Eia, pois, advogada nossa, esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei, e depois deste desterro mostrai-nos Jesus, bendito fruto do vosso ventre, ó clemente, ó piedosa, ó doce e sempre Virgem Maria. Rogai por nós, Santa Mãe de Deus. Para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Amém
ROGAI POR NÓS SANTA MÃE DE DEUS PARA QUE SEJAMOS DIGNOS DAS PROMESSAS DE CRISTO! AMÉM.


Aproveitando o momento, gostaríamos de convidar a todos a participar da Legião de Maria. Venha fazer-nos uma visita. Em todas as capelas, nas sextas, sábados e domingos, escolha um horário conveniente e participe.
SALVE MARIA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário